IMPLANTES DENTÁRIOS

O implante dental é um pino de titânio que substitui a raiz de um dente perdido. O implante serve de apoio para a prótese (dente) que deve ser semelhante aos dentes naturais em estética e função. O implante dental pode ser indicado para repor a perda de todos os dentes, de alguns ou de apenas um dente.

Vantagens

• A perda de dentes pode levar a problemas estéticos, de mordida e ósseos, portanto é fundamental uma rápida reposição do dente.

• O implante dental é fixo.

• Não há necessidade de comprometer os dentes naturais adjacentes.

• O implante paraliza a atrofia do osso após a perda de um dente.

Contra indicações

Em pacientes que apresentam problemas de saúde geral. Quando não há uma quantidade de osso suficiente para a colocação do implante ( pode ser solucionado com técnicas de enxerto ósseo).

Como é feito

Por uma pequena cirurgia no próprio consultório odontológico sob anestesia local, são instalados os implantes de titânio dentro do osso. O implante demora cerca de 3 a 6 meses para aderir ao osso (osseointegração) Após esse tempo pode-se começar os moldes para a instalação da prótese dentária sobre o implante.

*Em alguns casos selecionados já podem ser realizadas cirurgias com carga imediata (prótese no mesmo dia da cirurgia).

Carga Imediata

A carga imediata é uma realidade na Implantodontia atual, é possível sim, remover seus dentes e colocar implantes e coroas (dentes) de forma rápida em em aproximadamente 1 a 3 dias.

Essas técnicas, obviamente não podem ser aplicadas a todos os tipos de procedimentos, porém, dependendo das condições de saúde geral do paciente e das condições de saúde da boca, podem ser uma indicação.

Buscando sempre a satisfação de meus clientes especializei-me nestes procedimentos, desde 2001, obtendo excelentes resultados e permitindo um menor tempo para a obtenção de um novo sorriso.

Em casos de dentes unitários, é possível a colocação de implantes e a reabilitação com coroas em porcelana no período de 24 horas aproximadamente.

Em casos maiores, com maior número de implantes, alguns procedimentos laboratoriais devem ser feitos antes da cirurgia, porém, também permitem a colocação de implantes e dentes em 2 ou 3 dias. Todos os dentes em carga imediata são colocados em caráter provisório, sendo substituidos por dentes em porcelana ou próteses definitivas após 4 meses (em média) da implantação.

Exodontia de dente com raiz fraturada;

Implante imediato em alvéolo preparado;

Colocação de coroa em resina provisória, para após 4 meses ser substituida por uma em porcelana

Substituição de um segmento de dentes

Implantes colocados em extremidade livre, através de cirurgia flap-less (sem retalho);

Colocação de coroas em resina provisória, para após 4 meses serem substituidas por coroas em porcelana.

Substituição de uma arcada completa (maxila ou mandíbula)

implantes colocados em mandíbula, para reabilitação total, através de cirurgia flap-less (sem retalho)

Colocação de coroas em resina provisória, para após 4 meses serem substituidas por coroas em porcelana

Tipos de próteses

Existem algumas possibilidade para a reabilitação protética sobre implantes.

Nem todos os pacientes podem receber próteses sobre os implantes com o formato similar a um dente natural, de forma individual.

Este detalhe é importante para definir o tipo de prótese que é adequado para cada caso.

Existem basicamente dois tipos de próteses, as fixas e as removíveis, podendo ser cimentadas em alguma parte ou parafusadas.Abaixo apresento algumas das próteses mais comuns utilizadas e confeccionadas para se adequarem ao problema do paciente:

Alguns tipos de aplicações de prótese

Tipos de Implantes

Existem inúmeros tipos de implantes no mercado brasileiro e internacional, porém nem todos eles são adequados para o uso em todos os casos de reabilitações com próteses.

Os implantes que utilizo em meu consultório são basicamente os que me garantem qualidade, segurança e confiabilidade, sendo nacionais e importados.

Todos os implantes que utilizo possuem garantia vitalícia contra defeitos de fabricação e apresentam várias possibilidades em relação aos componentes protéticos, facilitando a confecção das próteses.

Todos são feitos de titânio e apresentam a superfície tratada (porosa) o que serve para acelerar o contato ósseo, que chamamos de osseointegração.

É necessário o trabalho com algumas marcas de implantes porque nenhuma marca no mercado apresenta todos os desenhos e modelos capazes de solucionar todos os casos, portanto, escolho o melhor tipo de implante para cada caso de forma individualizada, favorecendo o bom resultado

CIRURGIAS AVANÇADAS PARA IMPLANTODONTIA

São cirurgias realizadas com o objetivo de criar condições para a instalação de implantes em regiões que não tinham osso suficiente para abrigar o implante.

A técnica é utilizada para reconstruir a área que perdeu altura ou espessura. Pessoas que perderam um ou mais dentes devido a acidentes ou extrações sempre pensam em reconstituir sua arcada dentária para poderem sorrir sem constrangimento. Para isso, o implante seria uma boa opção, mas em alguns casos, somente essa técnica não é suficiente.

Algumas pessoas, quando perdem os dentes, também sofrem com a atrofia, ou reabsorção óssea, os ossos da região ficam com menos espessura e altura e pode ocorrer o aumento do tamanho do seio maxilar, o que impede a colocação de implante. Além disso, as expressões ficam limitadas, a boca murcha e falta também pode ser alterada.

Nesses casos, o enxerto ósseo serve para permitir a realização do implante, devolvendo o volume perdido ao osso atrofiado. Para essa técnica, o dentista pode utilizar material ósseo do próprio paciente (enxerto em bloco e particulado), retirado da boca ( queixo, ramo, tuberosidade), em reconstruções pequenas, e de outros locais como o osso da bacia (ilíaco) ou da calota craniana (parietal) para grandes extensões.

Nas situações de enxertos menores, como por exemplo nos casos de levantamento do seio maxilar, o procedimento pode ser feito no próprio consultório com o uso de anestesia local. Já para áreas maiores, a intervenção cirúrgica, em um hospital e uma equipe maior e multidisciplinar, pois o enxerto é colocado com anestesia geral.

Também é possível utilizar enxertos retirados de animais – enógeno (osso liofilizado bovino - genox), de bancos de ossos (transplante ósseo) ou usar materiais vítreos sintéticos – bioss (alógeno) e precursor ósseo (hidroxiapatita sintética), entretanto, o mais indicado é o enxerto da própria pessoa (osso autógeno). O procedimento pode ser realizado em fragmentos ou em bloco.

Os enxertos ósseos são mais invasivos, já que são um suporte para o implante normal, mas, pessoas que perderam seus dentes há muitos anos ou que não conseguem utilizar a prótese dentária, por qualquer motivo, podem recorrer a essa técnica.

Alongamento Ósseo

A falta de altura ou espessura nos rebordos alveolares em mandíbula e maxila são certamente fatores limitantes para a reabilitação oral com implantes, em muitos casos, alguns cirurgiões indicam enxertos ósseos e / ou outros procediementos para a reconstrução.

Esse conceito é aplicável à grande maioria dos casos, porém, eventualmente podem existir situações nas quais o uso do alongamento ósseo é o mais indicado, exatamente por permitir que o osso do prórpio local seja utilizado, sem a necessidade de enxertos ósseos ou outros procedimentos que envolvam cirurgias em outras partes do corpo ou até mesmo o banco de óssos.


o lado, um exemplo de distração osteogênica (histiogênica).Defeito vertical na região anterior da mandibula.O osso será elevado para o local do defeito ósseo, corrigindo a depressão sem a necessidade de enxertos.


Radiografia mostrando a elevação conseguida com o uso do expansor, após ativação diária.

IMPLANTES ZIGOMÁTICOS

O implante zigomático, é a alternativa ideal para pessoas que perderam a estrutura óssea absorvida pelo organismo em conseqüência do longo tempo sem dentes. Em 72 horas, pode ser restabelecida a condição mastigatória das pessoas que há muito tempo não têm dentes ou usam dentadura, com carga imediata.

Acelerar o processo de implante dentário, ajuda na recuperação da auto-estima de pessoas que estão há muito tempo sem dentes ou utilizando dentaduras. Entre as vantagens a prótese permite sentir melhor o gosto dos alimentos e melhorar a mastigação

O que faz do processo de implante dentário do zigomático uma técnica inovadora é o fato de não precisar de enxerte ósseo, evitando que o especialista precise remover o osso da crista-ilíaca, localizado na bacia, ou de outra região do corpo, procedimento que acarretava um período de recuperação de seis a oito meses. Nessa nova técnica, os pinos de titânio são fixados no osso da face do paciente.Os três dias para concluir o transplante são destinados a personalizar a nova arcada dentária, nesse período, o paciente fica de repouso e apenas visita do dentista especialista que irá definir a estética dos novos dentes, como tamanho e cor.

Tomografias

Cada dia mais percebe-se a necessidade da precisão nos exames e detalhamento de imagens para um melhor diagnóstico. O uso cada vez maior das tomografias computadorizadas está facilitando o tratamento de mais pacientes e possibilitando cada vez mais a solução de casos complexos.

Quando falamos de traumas e tumores, não há dúvidas quanto ao seu uso, porém, alguns colegas cirurgiões ainda não utilizam este exame de rotina para casos de implantes por exemplo.

O não uso da tomografia para casos de implantes faz com que a precisão no planejamento não possa ser alcançada, portanto ela é fundamental para o correto planejamento.

Cada vez mais acessíveis e realizadas em diversos lugares, a tomografia ganhou espaço e está bem fundamentada nos consultórios de inúmeros cirurgiões e implantodontistas.

Com ela, pode-se realizar planejamentos virtuais e alcançar a precisão, sem ter o paciente presente, permitindo simular o resultado antes da cirurgia, como no exemplo abaixo:

Protótipos

O uso da prototipação veio facilitar muito o desenvolvimento e realização da cirurgia buco-maxilo-facial e da implantodontia.Os protótipos são feitos baseados nos dados obtidos das tomografias computadorizadas, e através de máquinas específicas é possível fabricar um modelo exatamente igual ao osso de uma pessoa.

Com estes modelos em mãos, implantes são planejados e cirurgias são realizadas com maior facilidade e previsibilidade, próteses são fabricadas sem a presença do paciente, entre outras possibilidades.

Esses modelos simulam e copiam com tamanha perfeição a anatomia das pessoas, que é possível até mesmo planejar uma cirurgia no computador, e apenas guias serão fabricadas, para o correto posicionamento de implantes por exemplo, acelerando o resultado e evitando uma cirurgia mais longa.

No caso dos implantes, podemos prever a inclinação e posicionamento no computador e realizar uma guia para coloca-los nos pacientes sem a necessidade de incisões ou outras manobras cirúrgicas maiores.

No caso de cirurgia ortognática, podemos simular as osteotomias em computador e apenas prototipar a guia cirúrgica, diminuindo assim horas de planejamento e trabalho, com maior precisão.Enfim, os protótipos auxiliam em muito o diagnóstico e execução de procedimentos e sempre que possível, devem ser realizados.